Resistência de União em Restaurações Resinosas com o Uso do Laser Er: YAG para Remoção de Cárie: uma Revisão de Literatura

Autores

  • C M F Gomes Centro Universitário Unichristus, Faculdade de Odontologia. CE, Brasil. Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia. CE, Brasil.
  • J S Mendonça Centro Universitário Unichristus, Faculdade de Odontologia. CE, Brasil. Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia. CE, Brasil.
  • J C Silva Centro Universitário Unichristus, Faculdade de Odontologia. CE, Brasil. Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia. CE, Brasil.
  • M V S Lemos Centro Universitário Unichristus, Faculdade de Odontologia. CE, Brasil. Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia. CE, Brasil.
  • D A Cunha Centro Universitário Unichristus, Faculdade de Odontologia. CE, Brasil. Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia. CE, Brasil.
  • B A Aguiar Centro Universitário Unichristus, Faculdade de Odontologia. CE, Brasil. Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia. CE, Brasil.
  • T A D Mendes Centro Universitário Unichristus, Faculdade de Odontologia. CE, Brasil. Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia. CE, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8938.2017v19n5p37

Resumo

O objetivo do presente estudo é avaliar a resistência de união com o uso do laser Er:YAG para remoção de cárie. Revisou-se a literatura no período de 2012 a 2017, nas bases de dados PubMed, Bireme e Science Direct, no idioma Inglês, utilizando os seguintes descritores: lasers, dentin e dental bonding. Foram encontrados 95 artigos, realizou-se uma leitura crítica dos resumos e títulos. Desses, 24 são estudos in vitro, 68 estudos clínicos e 3 revisões de literatura, sendo excluídos artigos que fugiam do objetivo do estudo. Selecionou-se 14 artigos mediante a relevância ao tema. O laser emite radiação de 2,94 μm e atua através de microexplosões causada pelo calor resultante da absorção dessa radiação, fenômeno esse chamado de ablação dos tecidos dentais. Preparos cavitários dentários confeccionados com laser de Er: YAG pode resultar em uma maior conservação de tecidos sadios, maior abertura dos túbulos dentinários sem presença de lama dentinária, além de menor sensibilidade dolorosa durante sua confecção. A literatura ainda é muito controversa a respeito desse tema, mas a maioria dos autores relatam que há um comprometimento da resistência de união em uma dentina irradiada com o laser Er:YAG quando utilizado sistemas adesivos de condicionamento total. No entanto, são necessários mais estudos a fim de avaliar o a resistência de união à longo prazo após tratamento com Laser ER:YAG.

Palavras-chave: Lasers. Dentin and Dental Bonding.

Downloads

Publicado

2018-02-23

Como Citar

1.
Gomes CMF, Mendonça JS, Silva JC, Lemos MVS, Cunha DA, Aguiar BA, et al. Resistência de União em Restaurações Resinosas com o Uso do Laser Er: YAG para Remoção de Cárie: uma Revisão de Literatura. J. Health Sci. [Internet]. 23º de fevereiro de 2018 [citado 19º de abril de 2024];19(5):37. Disponível em: https://journalhealthscience.pgsscogna.com.br/JHealthSci/article/view/5593

Edição

Seção

Artigos