Longevidade da União de um Adesivo Universal ao Esmalte Hígido, Erodido e Desmineralizado

Autores

  • B D Ilha Universidade Federal de Santa Maria, Departamento de Odontologia Restauradora, Laboratório de Biomateriais. RS, Brasil.
  • T L Lenzi Universidade Federal de Santa Maria, Departamento de Odontologia Restauradora, Laboratório de Biomateriais. RS, Brasil.
  • R O Rocha Universidade Federal de Santa Maria, Departamento de Odontologia Restauradora, Laboratório de Biomateriais. RS, Brasil.
  • F Z M Soares Universidade Federal de Santa Maria, Departamento de Odontologia Restauradora, Laboratório de Biomateriais. RS, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8938.2017v19n5p22

Resumo

O objetivo deste estudo foi avaliar a resistência de união ao esmalte (RU) imediata e após 6 meses, do adesivo Single Bond universal (3M-Espe) aplicado nas duas estratégias, ao esmalte hígido (HIG), desmineralizado (DES) e erodido (ERO). Foram utilizados 60 incisivos bovinos hígidos, divididos aleatoriamente em 6 grupos experimentais (n10) de acordo com o substrato: HIG, DES (ciclagem de pH) e ERO (imersão em refrigerante de cola) e estratégia de aplicação: com condicionamento ácido    (ER) ou autocondicionante (SE). Após a aplicação do adesivo, tubos de amido foram posicionados sobre a superfície de esmalte, individualmente fotopolimerizados e em seguida preenchidos com resina composta totalizando 6 espécimes por dente. Os corpos de prova foram armazenados em água destilada em estufa a 37°C por 24h. Dois espécimes de cada dente foram submetidos ao ensaio de microcisalhamento imediatamente e dois após 6 meses de armazenamento. Os valores de RU (Mpa) foram submetidos à ANOVA-3 fatores (substrato, estratégia e tempo) e teste Tukey (a0,05). Os fatores isolados “substrato” (p0,000) e “estratégia” (p0,021), bem como sua interação (p0,008), foram significantes. Os valores de RU apresentaram a seguinte ordem decrescente: ERO>HIG>DES tendo a estratégia ER apresentado valores significantemente maiores. O esmalte desmineralizado reduz a adesão do sistema adesivo Single Bond Universal, já o erodido não compromete a adesão. O condicionamento ácido prévio à aplicação do adesivo resulta em maior adesão.

Palavras-chave: Colagem Dentária. Esmalte Dentário. Resistência ao Cisalhamento.

Downloads

Publicado

2018-02-23

Como Citar

1.
Ilha BD, Lenzi TL, Rocha RO, Soares FZM. Longevidade da União de um Adesivo Universal ao Esmalte Hígido, Erodido e Desmineralizado. J. Health Sci. [Internet]. 23º de fevereiro de 2018 [citado 25º de abril de 2024];19(5):22. Disponível em: https://journalhealthscience.pgsscogna.com.br/JHealthSci/article/view/5575

Edição

Seção

Artigos