Performance in vitro de Sistemas Adesivos Universais em Dentina Hígida e Afetada: 1 Ano de Envelhecimento

Autores

  • A C Follak Universidade Federal de Santa Maria, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Odontológicas, Departamento de Estomatologia e Departamento de Odontologia Restauradora. RS, Brasil.
  • T L Lenzi Universidade Federal de Santa Maria, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Odontológicas, Departamento de Estomatologia e Departamento de Odontologia Restauradora. RS, Brasil.
  • R O Rocha Universidade Federal de Santa Maria, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Odontológicas, Departamento de Estomatologia e Departamento de Odontologia Restauradora. RS, Brasil.
  • F Z M Soares Universidade Federal de Santa Maria, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Odontológicas, Departamento de Estomatologia e Departamento de Odontologia Restauradora. RS, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8938.2017v19n5p21

Resumo

O objetivo do estudo foi avaliar a longevidade da união de adesivos universais, em ambas estratégias (com ou sem condicionamento ácido - ER e SE), em dentina hígida (SND) e afetada (CAD). Superfícies planas em dentina obtidas de 112 incisivos bovinos hígidos foram distribuídas em 16 grupos experimentais (n7), de acordo com: substrato (SND ou CAD – ciclagem de pH, 14 dias) adesivo (Single Bond Universal - SU, All Bond Universal - AB, Prime & Bond Elect - PB, Adper Single Bond 2 - SB e Clearfil SE Bond - CS) e estratégia (“etch and rinse”- ER ou “self etch”- SE). Após aplicação dos adesivos, blocos de resina foram confeccionados. Após 24 h (água destilada 37 ºC), os dentes foram seccionados em “palitos” (0,8 mm2), submetidos ao teste de microtração imediatamente, após 6 meses e 1 ano de armazenamento. Os dados (MPa) foram submetidos separadamente para cada substrato (SND e CAD)      à ANOVA de 3 fatores e teste de Tukey (a5%). A interação tripla foi significante em ambos substratos (SND: p0,000 e CAD: p0,007). Em SND, não houve diferença entre as estratégias, independentemente do tempo. Valores significantemente menores foram observados já em 6 meses para o sistema AB em ER e após 1 ano para PB em ER e SU em ER. Em CAD, as estratégias também foram similares, porém a maioria dos sistemas apresentaram redução significativa nos valores já após 6 meses, exceto PB em SE que não apresentou diferença após 1 ano. A longevidade da união dos adesivos universais em SND é maior na estratégia SE. Em CAD a degradação é mais rápida e nenhum dos adesivos foi capaz de manter a longevidade da união. Apoio: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)

Palavras-chave: Adesivos Dentinários. Dentina. Resistência a Tração.

Downloads

Publicado

2018-02-23

Como Citar

1.
Follak AC, Lenzi TL, Rocha RO, Soares FZM. Performance in vitro de Sistemas Adesivos Universais em Dentina Hígida e Afetada: 1 Ano de Envelhecimento. J. Health Sci. [Internet]. 23º de fevereiro de 2018 [citado 28º de março de 2024];19(5):21. Disponível em: https://journalhealthscience.pgsscogna.com.br/JHealthSci/article/view/5573

Edição

Seção

Artigos