Avaliação da Irradiância e Potência de Aparelhos Fotoativadores com Diferentes Instrumentos Clínicos e Laboratoriais

Autores

  • M Giannini Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Odontolgoia de Piracicaba, Departamento de Odontologia Restauradora. SP. Brasil.
  • F A Rueggeberg Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Odontolgoia de Piracicaba, Departamento de Odontologia Restauradora. SP. Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8938.2017v19n5p12

Resumo

Os objetivos deste estudo foram mensurar e comparar a irradiância e a potência de quatro aparelhos fotoativadores (AFA) utilizando diferentes tipos de equipamentos. Os AFA usados foram: Elipar S-10, Elipar DeepCure-S, Valo e Bluephase Style. Os instrumentos medidores utilizados na avaliação da irradiância (mW/cm2) eram analógicos (Henry Schein, Spring, Demetron 100A, Demetron 100B e Demetron 200), digitais (Bluephase, Bluephase II, Coltolux, CureRite e Hilux) e de laboratório (Thermopile e Esfera integradora). Para a avaliação da potência (mW) foram utilizados os dois equipamentos de laboratório e o Bluephase II. Para avaliação da irradiância e potência, os AFA foram acionados por 20 seg (n 5). Os dados de irradiância e potência foram analisados pela análise de variância 1 fator e Student-Newman-Keuls teste. A irradiância mensurada pelo Coltolux, CureRite e Hilux foi maior que todos os demais equipamentos para o Elipar S-10. Para o Elipar DeepCure-S, Valo e Bluephase Style, todos os medidores analógicos mensuraram menor irradiância que os digitais e laboratoriais. Os equipamentos de laboratório apresentaram valores    de irradiância sem diferença estatística para o Valo,  que não foi observado para os demais AFA.  Na avaliação da potência, os    três equipamentos medidores sempre mostraram resultados diferentes, independente do AFA testado. Os resultados sugerem que a maioria dos medidores regularmente utilizados pelos dentistas (analógicos e digitais) apresentam ampla variação nos resultados e geralmente inferiores aos equipamentos usados em laboratório.

 Palavras-chave: Polimerização. Luz. Potência.

Downloads

Publicado

2017-03-30

Como Citar

1.
Giannini M, Rueggeberg FA. Avaliação da Irradiância e Potência de Aparelhos Fotoativadores com Diferentes Instrumentos Clínicos e Laboratoriais. J. Health Sci. [Internet]. 30º de março de 2017 [citado 25º de abril de 2024];19(5):12. Disponível em: https://journalhealthscience.pgsscogna.com.br/JHealthSci/article/view/5563

Edição

Seção

Artigos