Efeito do Par de Brocas e da Ordem de Usinagem na Rugosidade Superficial e na Resistência à Fadiga de Cerâmicas para CAD/CAM

Autores

  • S Alice Ferreira Fraga Universidade Federal de Santa Maria, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Odontológicas. RS, Brasil.
  • M Amaral Universidade Federal de Santa Maria, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Odontológicas. RS, Brasil.
  • M A Bottino Universidade Federal de Santa Maria, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Odontológicas. RS, Brasil.
  • L F Valandro Universidade Federal de Santa Maria, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Odontológicas. RS, Brasil.
  • C J Kleverlaan Universidade Federal de Santa Maria, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Odontológicas. RS, Brasil.
  • L G May Universidade Federal de Santa Maria, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Odontológicas. RS, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8938.2017v19n5p7

Resumo

O trabalho avaliou o efeito das brocas e da ordem de usinagem na rugosidade e na resistência à fadiga de cerâmicas para CAD/CAM. Dois conjuntos de pares de brocas (A e B) foram utilizados na usinagem de vinte discos de cerâmica vítrea reforçada por leucita (LEU), dissilicato de lítio (DIS) e zircônia (YZ), em sistema Cerec inLab MC XL®. Realizou-se análise de rugosidade (Ra) e ensaio de resistência à fadiga pelo método step-test. A carga inicial e o incremento de carga para cada material foram baseados em ensaio estático. Dez mil ciclos foram aplicados em cada step, a 1,4 Hz, até a falha. Teste-t indicou que Ra (μm) foi diferente (p<0,05) entre os conjuntos de brocas A e B para LEU (A: 1,73; B: 1,45) e YZ (A:1,67; B:1,90), mas nenhuma diferença foi reportada para o DIS (A: 1,78; B: 1,84). A resistência à fadiga (MPa) da YZ foi significativamente influenciada pelo par de brocas (A: 554,25; B: 459,31), mas não houve diferença para LEU (A: 69,91; B: 73,88) e DIS (A: 179,36; B:190,82). Houve correlação significativa entre ordem de usinagem e Ra para LEU (rs= -0,88) e DIS (rs=0,91). A correlação entre ordem de usinagem e resistência à fadiga foi significativa para LEU (rs=0,74) e YZ (rs=0,73). Considerando que o par de brocas pode influenciar a rugosidade e a resistência da cerâmica, sugere-se que estudos futuros realizem uma randomização estratificada dos espécimes, distribuindo, entre os grupos experimentais, espécimes usinados com diferentes brocas. Uma possível deterioração das brocas com o aumento do número de usinagens parece não ter efeito deletério na resistência das cerâmicas.

Palavras-chave: Cerâmica. CAD-CAM. Fadiga

Downloads

Publicado

2018-02-23

Como Citar

1.
Fraga SAF, Amaral M, Bottino MA, Valandro LF, Kleverlaan CJ, May LG. Efeito do Par de Brocas e da Ordem de Usinagem na Rugosidade Superficial e na Resistência à Fadiga de Cerâmicas para CAD/CAM. J. Health Sci. [Internet]. 23º de fevereiro de 2018 [citado 28º de março de 2024];19(5):7. Disponível em: https://journalhealthscience.pgsscogna.com.br/JHealthSci/article/view/5557

Edição

Seção

Artigos