Sentimentos de Enfermeiros Frente ao Paciente Oncológico

Autores

  • Marta Kolhs UDESC - Universidade do estado de Santa Catarina - Dpto Enfermagem.
  • Elise Machri Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC . Dpto Enfermagem
  • Giseli Ferri Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC . Dpto Enfermagem
  • Angela Brustolin UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina - Dpto Enfermagem. URI - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Campus Erechim.
  • Micheli Bocca Hospital Regional Oeste - Chapecó SC

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8938.2016v18n4p245-50

Resumo

A saúde laboral do enfermeiro vem trazendo a tona cada vez mais problemas de saúde, muitas vezes devido à sobrecarga de trabalho, falta de valorização e exposição emocional no trabalho. Sendo assim, para entender o que realmente acontece durante o dia a dia destes profissionais, realizou-se uma pesquisa que teve como foco conhecer quais são os sentimentos dos Enfermeiros frente ao paciente oncológico durante seu tratamento e/ou hospitalização. O trabalho seguiu um enfoque descritivo exploratório com abordagem qualitativa, tendo como cenário de pesquisa um hospital de referência oncológica para região Oeste do Estado de Santa Catarina, o público pesquisado foram enfermeiros que atuam nos setores específicos a pacientes oncológicos do referido Hospital. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se um questionário semiestruturado, com perguntas abertas e fechadas. As respostas foram analisadas, conforme Bardin e apontaram quatro categorias: Desgaste emocional; Sentimentos ruins: tristeza, apreensão e estresse; Sentimentos bons: carinho, amizade, satisfação e gratidão; e Estratégias de enfrentamento: orar, ler, caminhar, família. Conclui-se que o trabalho do profissional enfermeiro é complexo, especialmente nos setores oncológicos, pois está carregado de sentimentos, os quais carecem de ser enfrentados na garantia de uma assistência adequada e continuidade no cuidado. Cabe a instituição hospitalar, em que atuam oferecer estratégias que os fortaleça emocionalmente, visando à saúde física e mental desses profissionais.

Biografia do Autor

Marta Kolhs, UDESC - Universidade do estado de Santa Catarina - Dpto Enfermagem.

Doutoranda Enfermagem UFRGS, Mestre em Gestão em Politicas Publicas, Enfermeira docente da universidade do estado de santa Catarina UDESC - Dpto Enfermagem.

Elise Machri, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC . Dpto Enfermagem

Enfermeira Graduada pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC . Dpto Enfermagem

Giseli Ferri, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC . Dpto Enfermagem

Enfermeira Graduada pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC . Dpto Enfermagem

Angela Brustolin, UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina - Dpto Enfermagem. URI - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Campus Erechim.

Enfermeira, Mestre, docente do Departamento de Enfermagem da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e da Universidade  Regional Integrada  do Alto Uruguai e das Missões . Dpto enfermagem . Camous Erechim RS.

Micheli Bocca, Hospital Regional Oeste - Chapecó SC

 Enfermeira, especialista em Oncologia, atuando no Hospital Regional  Oeste  setor de Oncologia.

Downloads

Publicado

2017-02-09

Como Citar

1.
Kolhs M, Machri E, Ferri G, Brustolin A, Bocca M. Sentimentos de Enfermeiros Frente ao Paciente Oncológico. J. Health Sci. [Internet]. 9º de fevereiro de 2017 [citado 23º de abril de 2024];18(4):245-50. Disponível em: https://journalhealthscience.pgsscogna.com.br/JHealthSci/article/view/3575

Edição

Seção

Artigos